Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio“ promover o turismo religioso, desen. econômico, cultural

Área Temática: Turismo

Município: Farroupilha

Região: Serra

Justificativa A região de abrangência do COREDE Serra, apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento do turismo cultural e religioso, e o roteiro turístico 'Caminhos de Caravaggio' representa uma oportunidade de explorar esse potencial de maneira sustentável. Esta solicitação vai de encontro ao proposto na dimensão do turismo, presente no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015 - 2030 do COREDE Serra. Impactando diretamente o setor econômico local, incentivando o turismo regional e o empreendedorismo no trajeto que abrange 200 quilômetros, passando pelos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, conforme apresentado no arquivo em anexo. Importância do roteiro O roteiro turístico Caminhos de Caravaggio já impacta diretamente mais de 100 famílias locais, com negócios dispostos durante seu trajeto, oferecendo pontos de apoio e acolhida aos peregrinos. Projeta-se para o roteiro, um crescimento de 20% ao ano, oportunizando que mais famílias durante o trajeto desenvolvam novos empreendimentos para apoio aos turistas, e consequentemente, o estímulo à economia da região no decorrer dos seus 200 quilômetros de percurso. Outros pontos de extrema relevância podem ser considerados para o apoio a este projeto, como os elencados na sequência: Manutenção do Patrimônio Histórico e Cultural : O roteiro Caminhos de Caravaggio, engloba igrejas, capelas, museus e locais históricos que fazem parte de uma herança cultural e religiosa. Desenvolvimento Econômico : O turismo é uma indústria que pode contribuir para o crescimento econômico. Ao promover os 'Caminhos de Caravaggio', criamos oportunidades de emprego, apoiamos o comércio local e aumentamos a receita em nossas comunidades. Fomento ao Artesanato e Gastronomia Local : O Caminhos de Caravaggio, busca também promover o artesanato local e a culinária tradicional, incentivando o desenvolvimento desses setores e preservando nossas tradições culturais. Turismo Sustentável : É essencial que o desenvolvimento do turismo na região seja sustentável e respeite o meio ambiente e as comunidades locais. E este roteiro nos permite promover o turismo responsável. No guia enviado em anexo é possível conhecer melhor o projeto, e constam mais informações sobre o roteiro turístico Caminhos de Caravaggio. Objetivos de utilização dos recursos Os recursos serão direcionados para: Infraestrutura: Melhorias na infraestrutura do roteiro Caminhos de Caravaggio, incluindo sinalização, acessibilidade e criação de pontos de apoio. Promoção e Marketing: Desenvolvimento de campanhas de marketing e promoção para atrair visitantes, incluindo a criação de material promocional e a participação em eventos turísticos. Capacitação: Treinamento de guias turísticos, artesãos e profissionais locais para oferecer experiências de alta qualidade aos visitantes. Preservação do Patrimônio : Conservação de capelas e locais históricos ao longo do roteiro. Em resumo, a proposta busca apoio para a promoção e desenvolvimento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, sendo evidente o impacto social, econômico e cultural da promoção desta rota, na região de abrangência do COREDE Serra.

Proponente: Gilberto José Galafassi

Caminhos de Caravaggio