Arranjo Produtivo Local para a Cultura

Área Temática: Cultura

Município: Santa Cruz do Sul

Região: Vale do Rio Pardo

JustificativaO Vale do Rio Pardo é uma região com ampla produção artística e cultural. Possui diversos Conselhos Municipais de Cultura ativos e algumas cidades já estão com o seu segundo Plano Municipal decenal em curso. No entanto, os investimentos em cultura ainda se restringem aos grandes eventos, feiras e exposições, enquanto os profissionais criativos, como artistas visuais, atores, escritores, músicos, produtores audiovisuais entre outros, ainda recebem poucos investimentos para a sua capacitação profissional, incentivo à produção autoral e constituição de espaços de exibição e formação de público consumidor, para atingir sua sustentabilidade financeira. Recentemente, Santa Cruz do Sul iniciou o movimento de constituir a sua Film Comission no intuito de receber produções audiovisuais e incentivar o turismo na região. Junto com a produção de filmes, uma série de outros serviços específicos serão necessários, e se houver o investimento correto na região, poderemos incentivar o desenvolvimentos de uma gama de artistas com produção autoral, além da cadeia produtiva correlata. O investimento na formação de um Arranjo produtivo local para as artes e cultura é necessário e urgente! O vale do Rio Pardo tem o potencial para ser um centro regional dedicado à cultura em suas mais amplas expressões. Isto gera desenvolvimento social e econômico, além de incentivar o turismo especializado.

Estimativa de custo: R$ 600.000,00