Atração de turistas para a região das Missões

Área Temática: Turismo

Município: Santo Ângelo

Região: Missões

Justificativa Proposta de criar um plano de ação para atrair o turista a visitar e conhecer nossa história e os diversos pontos turísticos da região missioneira. Uma proposta para revolucionar a maneira como as empresas e os locais turísticos da nossa região irão se conectar com o turista, criando mensagens que cativem, atraem, encantem e despertem o interesse por conhecer a nossa histórica e bela região, e porque não morar aqui nas Missões. Temos um potencial para ser explorado com diversos lugares incríveis, belezas naturais, um patrimônio histórico e cultural. O propósito é realizar um plano onde se possa ter estratégias tanto voltadas para as mídias tradicionais como digitais. É Precisamos implementar um processo ágil que traga resultados visíveis para toda comunidade regional, inserindo e reposicionando a nossa região no Turismo brasileiro e mundial, o qual, se faz necessário ir além de apenas um estudo do ambiente, que vai nos possibilitar ter uma visão clara do que realmente podemos entregar ao turista. É fundamental utilizar todos os meios disponíveis para criar uma campanha de marketing, com valores destinados para os diversos meios de comunicação, principalmente os meios digitais, que tem uma capacidade a nível escalar de atingir o público desejado em pouco tempo. Diante do exposto, as estratégias devem ser abrangentes, desde a identificação da persona que desejamos atender, até a criação de material para nortear ações de marketing, objetivando um aumento do número de turistas em nossa região, oportunizando um crescimento dos empreendimentos, mais emprego e renda para a nossa populaçao. Tais objetivos, se mesclam ao da política estadual do turismo e Secretaria do Turismo, que visa o desenvolvimento econômico e à geração de emprego e renda e também fortalecer o Estado como destino nacional e internacional, ampliando os fluxos turísticos e a permanência de visitantes no Estado, além de desenvolver o turismo como vetor para o crescimento econômico regional, fomentando a preservação ambiental, a responsabilidade social e o fortalecimento da identidade e dos valores culturais, bem como promovê-lo em território nacional e internacional. Por sua vez, corroboram com o COREDE, que através dos COMUDEs tem o papel de articulação da comunidade regional e sua participação nas definições e decisões sobre prioridades para sua região, bem como na gestão e no controle de recursos alocados para a mesma, na perspectiva de obter a racionalização das ações setoriais do Governo do Estado, como novas formas de administração descentralizada, e a participação da comunidade como suporte aos programas de desenvolvimento. Também, de assegurar a participação do planejamento regional no processo de planejamento global do Estado, através da definição dos objetivos, das potencialidades, das necessidades e das prioridades regionais. Assim, este seria um projeto que faz parte do plano estratégico da região, estando de acordo com as diretrizes do Estado, sendo grande valia, onde propõe uma estratégia completa partindo desde o conceito de campanha até a ativação e otimização da mídia, fazendo a gestão completa através das principais plataformas de mídia digital do Mundo, como do Google, ao Facebook e Instagram, passando pelo You Tube, sites ligados ao turismo, agências de viagens, feiras etc. Precisamos entender o que o turista gosta de fazer, quem ele é, e principalmente, que experiência ele gostaria de ter aqui nas Missões.

Estimativa de custo: R$ 450.000,00

Proponente: Romulo Madrid de Mello