Centro para Qualificação de Agroindústrias

Área Temática: Desenvolvimento Rural

Município: São Luiz Gonzaga

Região: Missões

Justificativa A agroindustrialização constitui uma importante fonte de renda para as famílias rurais e alternativa inovadora na arquitetura de redes agroalimentares alternativas; circuitos de comércio diferenciados que valorizam práticas e normas sociais que estão na base da autonomia não só mercantil, mas também cultural e política dos agricultores familiares. Nesse tipo de empreendimento, os agricultores são os protagonistas do processo, passando a atuar em toda a cadeia produtiva. Além disso, promovem a descentralização e a diversificação da produção e o desenvolvimento local, fortalecendo os valores culturais, a sustentabilidade e a oferta de produtos diferenciados e de qualidade. O incentivo à criação de agroindústrias através de políticas públicas por parte dos governos municipais, estaduais e federal, visando o desenvolvimento regional, aparentemente, possibilita que estas sejam criadas e mantidas por produtores rurais juntamente com suas famílias, buscando assim a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, no ano de 2015, o Rio Grande do Sul possuía 2.626 agroindústrias familiares cadastradas no Programa de Agroindústria Familiar. Destas, somente 833 agroindústrias estavam formalizadas. Na região das Missões, de acordo com a distribuição por COREDE, tínhamos 193 agroindústrias cadastradas e 25 inclusas no programa, divididas em 12 municípios pertencentes ao COREDE Missões. Com base nestes dados, verifica-se um número expressivo de agroindústrias em nosso COREDE, porém poucos empreendimentos estão formalizados. Isso se deve a vários fatores, entre eles a falta de suporte técnico aos produtores, no que diz respeito a tecnologias de processamento de alimentos, bem como controle de qualidade dos mesmos. Dessa forma, o presente projeto visa preencher esta lacuna, pois pretende oferecer capacitação aos agricultores, utilizando estruturas de plantas piloto de agroindústrias. Além disso, visa formar futuros empreendedores na área de alimentos e profissionais capacitados a prestar assistência técnica aos agricultores. As plantas piloto de agroindústrias serão edificações de pequena escala, equipadas com maquinários e utensílios adaptados ao seu porte, que atendam às exigências sanitárias e ambientais, servindo de modelo para os agricultores e estudantes. A parceria entre a Emater, a Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul e a UERGS – São Luiz Gonzaga dão suporte ao projeto, pois o público alvo do mesmo está vinculado a essas instituições. Destaca-se que a Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul e a UERGS – São Luiz Gonzaga utilizam em conjunto a estrutura da Escola, sendo que a UERGS oferece em São Luiz Gonzaga as graduações em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Agronomia e a Escola Técnica oferece o Curso Técnico em Agropecuária. Além disso, na mesma área encontra-se instalado um centro de Treinamento construído pela Emater, com objetivo de atender agricultores da região. Dessa forma, esta área é o local ideal para construção das plantas piloto. As instituições acima citadas, juntamente com as demais entidades envolvidas no projeto, possuem corpo técnico (docentes e extencionistas) capacitados para atuar nos treinamentos a serem oferecidos aos estudantes e agricultores. Uma vez construídas as plantas piloto, as capacitações podem ocorrer por tempo indeterminado, considerando que a cada ano novos estudantes ingressam nas instituições de ensino e novos agricultores se interessam em agroindustrializar alimentos. Assim, este projeto se justifica pela grande capacidade de potencializar a agroindustrialização de alimentos na Região das Missões, promovendo o desenvolvimento regional.