Construção de espaços de lazer nos bairros urbanos e localidades do interior para recreação da juventude e adultos

Área Temática: Esporte e Lazer

Município: Osório

Região: Litoral Norte

JustificativaA motivação para montar uma praça em uma comunidade é impulsionada por uma variedade de fatores que visam melhorar a qualidade de vida, promover a coesão social e atender às necessidades dos residentes. Aqui estão algumas das principais motivações:
1-Promoção da Saúde e Bem-Estar: Uma praça oferece um espaço para atividades físicas, como exercícios, esportes e caminhadas, que promovem a saúde física e mental dos moradores.
2-Integração Social: Praças são locais de encontro onde as pessoas podem se reunir, interagir e construir relacionamentos, fortalecendo a coesão social na comunidade.
3-Espaço de Lazer: A praça proporciona um local para entretenimento e lazer, onde as pessoas podem relaxar, ler, ouvir música e desfrutar do ar livre.
4-Desenvolvimento Infantil: É um espaço onde as crianças podem brincar e se desenvolver de maneira saudável, promovendo habilidades físicas e sociais.
5-Cultura e Arte: Muitas praças incluem áreas para apresentações culturais, música ao vivo e exposições de arte, contribuindo para a expressão cultural da comunidade.
6-Benefícios Ambientais: Praças bem projetadas podem incluir áreas verdes, árvores e jardins, contribuindo para a melhoria do meio ambiente local e proporcionando sombra e áreas frescas nos dias quentes.
7-Acesso a Espaços Públicos: Praças são espaços públicos acessíveis a todos, independentemente de sua renda ou status social, garantindo a igualdade de acesso a áreas de recreação e lazer.
8-Desenvolvimento Econômico: A presença de uma praça bem cuidada pode aumentar o valor das propriedades na área e atrair negócios locais, impulsionando o desenvolvimento econômico.
9-Segurança Comunitária: Espaços públicos ativos, como praças, tendem a reduzir a criminalidade, pois a presença constante de pessoas pode dissuadir atividades criminosas.
10-Promoção da Identidade Local: Uma praça pode ser projetada para refletir a identidade e a história da comunidade, promovendo um senso de pertencimento e orgulho entre os moradores.
11-Espaço para Eventos: Praças podem ser usadas para sediar eventos comunitários, como festivais, feiras, comemorações cívicas e mercados de agricultores, fortalecendo os laços entre os residentes.
12-Melhoria da Mobilidade Urbana: Praças bem projetadas podem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, incentivando o uso de modos de transporte sustentáveis, como caminhadas e ciclismo.
13-Resiliência Comunitária: Em casos de desastres naturais, uma praça pode se tornar um ponto de encontro seguro e um centro de coordenação para a comunidade.
14-Beleza e Estética: Praças bem cuidadas e paisagísticas adicionam beleza e valor estético à comunidade, tornando-a mais agradável para os residentes e visitantes. Em resumo, a motivação para montar uma praça em uma comunidade é criar um espaço público que atenda às necessidades físicas, sociais, culturais e emocionais dos moradores, contribuindo para uma comunidade mais saudável, unida e vibrante.

Estimativa de custo: R$ 600.000,00

Proponente: Renato Pelissoli de Almeida