Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
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Construção ou adequação de espaços para o Centro Dia a pessoa idosa

Área Temática: Assistência Social  

Município: Salvador das Missões

Região: Missões

JustificativaO Centro-dia de Referência tem por objetivo oferecer uma atenção integral à pessoa com deficiência em situação de dependência, durante o dia. E ao mesmo tempo, serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares. Neste contexto, contribui para o fortalecimento de vínculos e do papel protetivo da família, para o favorecimento da autonomia dos cuidadores familiares na conciliação dos papeis sociais de cuidados, desenvolvimento de projetos pessoais, estudos, trabalho e convivência com os demais integrantes da família, além de prestar orientação sobre a importância dos autocuidados dos cuidadores. O Centro-dia de Referência se configura, portanto, em uma alternativa coletiva de cuidados pessoais, complementar aos cuidados ofertados pelas famílias. Os cuidados cotidianos com os usuários durante o atendimento no Centro-dia incluem acompanhamento e assessoramento em todas as atividades da vida diária, além de apoio na administração de medicamentos indicados por via oral e de uso externo, prescrito por profissionais, ingestão assistida de alimentos, higiene e cuidados pessoais, ações preventivas de acidentes, atividades recreativas e ocupacionais de acordo com as possibilidades, colaboração nas práticas indicadas por profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, dentre outros), difusão de ações de promoção de saúde e inclusão social, acompanhamento nos deslocamentos e locomoção do seu cotidiano, orientação às famílias sobre cuidados, dentre outras atividades. O Serviço em Centro-dia de Referência está relacionado à oferta de cuidados básicos nas atividades da vida diária conforme descrito acima, mas também instrumentais de autonomia e participação, a partir de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas sob diferentes formas e metodologias, contemplando as dimensões individuais e coletivas no grupo. As interações no serviço devem se dá a partir de pontos-chave que promovam a confiança, a auto-estima, a motivação e o incentivo da participação do usuário. Na mesma perspectiva, a abordagem com o usuário deve ter como base uma filosofia centrada na pessoa, que assenta na convicção de que há potencial de desenvolvimento e autonomia em todos os indivíduos.

Proponente: Ademar Miguel Wastowski

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