Criação de uma Incubadora de Empreendedorismo Social

Área Temática: Inovação, Ciência e Tecnologia

Município: Santa Cruz do Sul

Região: Vale do Rio Pardo

JustificativaUma incubadora Social é um espaço que recebe, abriga, protege e qualifica projetos/empreendimentos sociais. As incubadoras objetivam estimular a capacidade empreendedora e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região onde estão inseridas. O projeto da Incubadora de Empreendedorismo Social compreende um conjunto de ações voltadas a auxiliar empreendimentos sociais nascentes ou já estabelecidos a consolidarem suas atividades, promovendo uma rede de suporte que auxilia empreendedores em situação de vulnerabilidade a pensar em formas de geração de trabalho e renda. O papel da incubadora social é apoiar seus empreendedores nas várias áreas do conhecimento, sendo eles na dimensão da capacitação dos beneficiários, consultorias/mentorias, oficinas. Na gestão do negócio e na mobilização de recursos, contribuindo para um desenvolvimento sustentável (PÉREZGROVAS; CERVANTES, 2002). Promover a inclusão social, a melhoria na qualidade de vida de comunidades periféricas, a produção e a socialização do conhecimento, faz parte da rotina das incubadoras sociais (GUIMARÃES, 2000). Por meio de capacitações, consultorias e apoio técnico, a intenção é auxiliar empreendedores sociais de toda a região do Vale do Rio Pardo a pensar suas ações, desenhar estratégias e aprimorar a gestão dos seus projetos, colaborando para a obtenção da sustentabilidade de suas operações em diferentes dimensões. Esta proposta está alinhada à Estratégia Regional 3 do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Pardo, compreendida no Projeto 2: “Desenvolver a cultura de cooperação e empreendedorismo”. Contempla a realização de cursos, oficinas e eventos que promovem o desenvolvimento da cultura empreendedora e cooperativista. Ademais, o foco da incubadora vem ao encontro do ODS 8 -­ Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. Em conjunto, está alinhada às políticas previstas no programa InovaRS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o qual já manifestou interesse em apoiar projetos na temática. A proposta está sendo construída e apoiada em um trabalho conjunto envolvendo o Sebrae, a Cooperativa Sicredi e a Universidade de Santa Cruz do Sul. A proposta não requer a construção de edificações, visto que contemplará ações in loco, por videoconferência e utilizando a estrutura física das proponentes (quando necessário). Em conjunto, uma das proponentes já possui uma incubadora de empresas de base tecnológica, com infraestrutura adequada para ações de empreendedorismo e experiência de quase duas décadas em ações desta natureza, o que certamente pode contribuir para sinergia destas atividades.