Fortalecimento da Produção de Grãos

Área Temática: Desenvolvimento Rural

Município: Santo Ângelo

Região: Missões

JustificativaA Região do COREDE Missões detém uma significativa produção de grãos, principalmente soja, milho e trigo, espalhados pelos seus 25 municípios. Além disto, a região é detentora de uma ampla extensão de terras, caracterizada por ser um território heterogêneo, no que tange seus aspectos geomorfológicos. A maior parte do território localiza-se em uma região de planalto meridional. Seus municípios inserem-se na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e pertencem ao bioma pampa e mata atlântica (COREDE MISSÕES, 2010, p. 24). Os municípios com maiores extensões de terras encontram-se no centro-sul, leste e sudoeste da região missioneira. Entre eles, destacam-se Bossoroca, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, Giruá, Eugênio de Castro e Santo Ângelo que, por sua vez, possuem a maior produção de grãos (soja, milho e trigo) do COREDE Missões. No entanto, todos os municípios da região possuem uma significativa produção de grãos, que estão voltados tanto para o consumo animal (doméstico - basicamente milho e farelo de soja) quanto para o mercado externo. A produção de grãos é uma fortaleza regional (matriz SWOT), tanto em relação aos aspectos econômicos, quanto em relação aos históricos, culturais, sociais, geográficos, ambientais e de identidade regional, caracterizada como uma região produtora de alimentos. O território missioneiro gerou, em 2020, uma produção aproximada de mais de 300 mil toneladas de milho, 1,200 milhão de toneladas de soja e 200 mil toneladas de trigo, correspondendo, respectivamente, a 6,17%, 9,18% e 15,17% do montante estadual. No entanto, apesar de tal representatividade e potencial regional, existem gargalos e deficiências, que podem ser supridas com políticas e projetos, que busquem uma maior competitividade, tecnologia e produtividade na produção de grãos, através de novas práticas e técnicas de produção, pacotes tecnológicos (máquinas e equipamentos), agricultura de precisão, rotação de culturas, irrigação, armazenagem, melhoramento genético de sementes, organização da produção, do trabalho e da gestão das unidades produtivas. Além disto, são necessários mecanismos de instrução, capacitação e treinamento visando a comercialização de sua produção. Enfim, para tanto, são necessárias intervenções que busquem agregar eficiência, produtividade e rentabilidade aos produtores da região das Missões, através do fortalecimento, prestação de serviços de suporte, extensão rural e assistência técnica aos produtores rurais da região, de modo a qualificá-los frente a competitividade do setor, que consequentemente, refletirá na geração de emprego e renda regional.