Fortalecimento e Diferenciação da Pecuária de Corte da Região das Missões – “Buena Carne Missioneira”

Área Temática: Agricultura

Município: Santo Ângelo

Região: Missões

JustificativaA Região do COREDE Missões detém uma pecuária de corte bastante diversificada, com presença de rebanhos bovinos, aves, suínos e de ovinos, espalhados pelos seus 25 municípios. Além disto, a região é detentora de uma ampla extensão de terras, caracterizada por ser um território heterogêneo, no que tange seus aspectos geomorfológicos. A maior parte do território localiza-se em uma região de planalto meridional. Seus municípios inserem-se na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e pertencem ao bioma pampa e mata atlântica (COREDE MISSÕES, 2010, p. 24). Os municípios com maiores extensões de terras encontram-se no centro-sul, leste e sudoeste da região missioneira. Entre eles, destacam-se Bossoroca, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões e Garruchos, que, por sua vez, possuem os maiores rebanhos de ovinos e bovinos do COREDE Missões. Quanto a produção de aves e suínos, está concentrada no centro-norte e leste da Região das Missões, nos municípios de São Pedro do Butiá, Cerro Largo, São Paulo das Missões, Roque Gonzales e Santo Ângelo. No conjunto regional o território missioneiro possui um rebanho de 630 mil cabeças de aves, 786 mil cabeças de bovinos, 319 mil cabeças de suínos e 176 mil cabeças de ovinos, correspondendo, respectivamente, a 0,43%, 5,64%, 5,22% e 4,17% do montante estadual. Deste modo, tal representatividade do rebanho missioneiro é identificado como uma fortaleza regional, tanto em relação aos aspectos econômicos, quanto em relação aos históricos, culturais, sociais, geográficos, ambientais e de identidade regional. No entanto, apesar de tal representatividade e potencial regional, existem gargalos e deficiências, que podem ser supridas com políticas e projetos direcionados, que busquem a diferenciação do seu produto, com selos de certificação e denominação de origem, através de práticas e técnicas de produção, tecnologia, genética, bem estar animal, organização da produção, do trabalho e da gestão das unidades produtivas, manejo, aspectos sanitários e fitossanitários. Para tanto, são necessárias intervenções que busquem agregar qualidade e diferenciação a carne produzida na região das Missões, através do fortalecimento, prestação de serviços de suporte, extensão rural e assistência técnica aos produtores rurais da região, de modo a qualificá-los frente a competitividade do setor, visando agregar valor ao seu produto, que consequentemente, refletirá na geração de emprego e renda regional.