Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Domésticos Urbanos e Rurais do Vale do Taquari, pela Univates, que possui estudos nessa área

Área Temática: Meio Ambiente

Município: Lajeado

Região: Vale do Taquari

Justificativa O Vale do Taquari, formado por municípios de pequeno e médio porte, teve um crescimento populacional acima da média do estado do Rio Grande do Sul, considerando o Censo Populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, referente aos anos de 2010 até 2022. Esta realidade demonstra que o Vale do Taquari tem uma dinâmica de crescimento populacional tanto interna como também de atração de novos moradores para a região, fazendo com que em boa parte dos municípios foi possível visualizar um Índice de Crescimento Populacional (ICP) considerável, quando analisarmos estes números de forma comparativa com o ICP do próprio Estado do Rio Grande do Sul ou mesmo o ICP do Brasil. Esta tendência se mostrou muito forte, principalmente nos municípios com um maior número populacional. A partir desta reflexão inicial, é possível reforçar a importância que as administrações públicas municipais tem com relação ao correto gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos dos seus munícipes, principalmente quando considerado a sua coleta, seu transporte e seu destino final. Sabendo que no presente momento, boa parte dos municípios da região, tem tido problemas técnico, econômicos e ambientais para gerir o tema de forma segura, trazendo problemas para a comunidade, o ambiente, bem como para o próprio gestor público. Nesta linha de raciocínio, a presente proposta traz como premissa, uma discussão regional sobre o tema dos resíduos sólidos domésticos, tanto no âmbito urbano como o rural, onde o foco será olhar e analisar de forma coletiva, a possibilidade de trazer soluções que possam atender a demanda técnica, econômica e de sustentabilidade ambiental para a problemática. Acredita-se que a forma atual que boa parte dos municípios tem realizado o gerenciamento dos seus resíduos sólidos domésticos, ou sendo, de forma isolada, com contratos independentes, os custos desta atividade tem sido mais onerosa para as administrações públicos, principalmente por não ter um olhar mais coletivo para temática. Sendo aqui também necessário mencionar os gargalos tecnológicos muitas vezes atrelados ao pensar de forma individualizada, pois os custos financeiros relacionados às tecnologias que realmente poderão trazer segurança para uma resposta com relação à coleta, transporte e destino final dos resíduos, requerem investimentos significativos, podendo estes serem melhor absorvidos pelas administrações públicas, quando avaliados de forma conjunta. Considerando a proposta, de um olhar coletivo para os resíduos sólidos domésticos dos municípios do Vale do Taquari, sempre temos que manter o foco nas possibilidades existentes em relação ao seu gerenciamento, onde se buscará um aumento dos percentuais de reciclagem dos resíduos, uma tratabilidade biológicas aeróbia ou mesmo anaeróbio com recuperação energética, uma redução nos índices percentuais dos resíduos enquadrados como rejeito, pois os mesmo carecem de um destino ou mesmo um tratamento diferenciado, muitas vezes elevando os custos consideravelmente para o seu destino final. Desta forma, entende-se que o olhar sobre os resíduos sólidos domésticos dos ambientes urbanos e rurais dos Municípios do Vale do Taquari, deve ser feito de forma coletiva.

Estimativa de custo: R$ 1.000.000,00