Girassóis pela cidade: luz, resistencia e a força da mulher na construção da história da cidade

Área Temática: Justiça e direitos Humanos

Município: Santa Maria

Região: Central

Girassol

Justificativa: Cada vez mais se ouve falar na figura feminina ocupando lugares importantes da sociedade. Graças a isso, houve um forte investimento em políticas públicas que garanteme e buscam a valorização e o combate a violencia contra a mulher dando vez e voz para as mesmas por onde passam. A inciativa aqui proposta, busca um trabalho colaborativo com os diferentes setores da sociedade, de diferentes áreas como educação através da figura do professor, psicológos e assistentes sociais, uma busca pelos bairros da cidade para encontrar mulheres com histórias de vida que merecem destaque e reconhecimento. Sejam elas histórias de superação, de resiliencia, de descoberta, de empoderamento feminino, ou até mesmo de talento. Não somente na semana da mulher comemorado no mes de março, mas durante todo ano, com o apoio do jornal nacional mostrar uma vez na semana ou quinzenal uma das mulheres destaque em algum bairro da cidade de santa maria, com alguma história de vida que merece ser compartilhada e valorizada. Sabemos que ainda lutamos muito com uma sociedade machista, ocupada pela maioria dos cargos do sexo masculino, mas essa é uma luta constante que precisa ser reconhecida pela população. Eu, enquanto professora percebo no cotidiano não somente da escola, mas em outros contextos e me incluo nos mesmos, o quanto as mulheres assumem compromissos e responsabilidades, desenvolvem exelentes trabalhos em diferentes áreas e profissões, se destacam pelos desafios superados e muitas encontram uma força e resistencia para combater o p´roprio preconceito existente quando decidem se posicionar e não ter medo de se expressar e dar sua opnião seja onde for simplesmente pelo fato de ser mulher. A proposta traz também a figura simbolo do girassol , uma das plantas mais apreciadas por mim, pela sua cor, sua força , apesar dos ventos sempre de frente para o sol, renascendo e florescendo sempre que necessário. A ideia de que a mulher é o sexo frágil precisa mais do que nunca ser superada, pois a sua atitude veem demonstrado o quanto elas são capazes e podem. Me inspiro muito nas mães dos meus alunos, muitas sem ter recebido estudo na época de escola, fizeram de tudo para romper o ciclo e hoje acompanham e participam ativamente da vida escolar dos filhos , acompanham e sugerem ideias, fortalecendo ainda mais essa rede de apoio na sociedade. Esta na hora de fazer de cada uma das mulheres de santa maria, um girassol: forte, colorido e de frente para a luz. Uma cidade marcada infelizmente pela morte de muitos jovens como aconteceu com o acidente da boate kis, que repercurtiu pelo mundo todo, precisa reascender, buscar forças na superação e no fortalecimento de diferentes mulheres em diferentes posições e faixas etarias, mas todos dignas de respeito pela sua própria história. Se acreditamos no principio da equidade e da valorização dos direitos humanos como a justica e o combate ao preconceito e a desigualdade social, precisamos fazer parte dessa luta . A proposta tambem busca proporcionar homenagem as mulheres de santa maria, entrega de sementes de girassóis em asilos , lar de vovózinhas, e clinicas geriátricas com apresentações de meninas, grupos de crianças, além de proporcionar para a cidade uma nova personalização dos espaços publicos como ruas, avenidas, pontos turisticos espalhando e plantando girassóis pela cidade, essa iniciativa além de embelezar a cidade servirá também como meio de desenvolver cuidado com o proprio meio ambiente revitalizando a nossa santa maria sob o olhar da mulher. Se possivel, gostariamos de apoio de diferentes setores da sociedade como lions clube, rotary, empresa mecasul , planalto, fórum municipal de educação, condica, igrejas da cidade com figuras femininas destaque, décima terceira região tradicionalista entre outros segmentos para que possamos desenvolver um amplo e consiscente trabalho com a força da mulher..