Hub Regional de Inovação Tecnologia: ações para que as universidades, empresas, poder público e sociedade civil inovem produtos

Área Temática: Inovação, Ciência e Tecnologia

Município: Erechim

Região: Norte

JustificativaO projeto busca estabelecer um ambiente favorável à conexão de pessoas, empresas e instituições, articulando de forma eficiente a composição entre ideias, talentos, capital, infraestrutura, tecnologia, desburocratização e oportunidades. A construção de um Hub Regional de Inovação visa a articulação dos diferentes setores que atuam nas quatro esferas do ecossistema de inovação, com base em uma visão comum e de longo prazo. Tal movimento se destina a toda a comunidade do ecossistema local e regional – universidades, empresas, poder público e sociedade civil organizada como um todo. Com o fortalecimento deste ecossistema, novos negócios sustentáveis serão gerados – com grande potencial para a criação de novos processos, produtos e serviços, que atendam às demandas locais, regionais e pautados na cultura da colaboração, sustentabilidade, empreendedorismo e inovação. Este projeto propõe destinar recursos para adequação de um espaço, onde os atores do ecossistema regional possam compartilhar seus projetos, possibilitando a criação de novos negócios, com a articulação da quádrupla hélice. Para isso, foram delineadas as seguintes metas: - Mapear o panorama das áreas à serem atendidas - estruturas, redes de atendimento, serviços prestados, fornecedores, demandas, entre outros, na Região do COREDE Norte/RS; - Realização de reforma/adequação em espaço cedido para Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Erechim, junto a Sala 3.13, com área aproximada de 300m2, onde será estabelecido o Hub Regional de Inovação e tecnologia; - Realizar Hackathon, com a participação do ecossistema regional, para o desenvolvimento de soluções digitais que atendam a demandas na área da saúde pública e bem-estar social; - Realizar evento presencial, com feira (Marketplace), palestras e painéis, bem como espaço para networking e meetings, com 1.000 participantes; - Realizar mentorias técnicas e/ou gerenciais; - Realizar evento de inauguração do Hub de Inovação e tecnologia.

Hub regional de inovação tecnologia

Estimativa de custo: R$ 576.000,00