Implantação de sistema sustentável e integrado de museus na Região do Alto Uruguai como patrimônio material e imaterial regional

Área Temática: Cultura

Município: Erechim

Região: Norte

JustificativaA região Norte do Rio Grande do Sul, conhecida como Alto Uruguai, possui um imenso acervo material e imaterial, contemplando Museus, Memoriais, Parques Temáticos, Casas Típicas, Arquivos Históricos, Igrejas e seus Arquivos, Capitéis, Oratórios, Locais de Devoção, Cemitérios, Literatura, Parques de Preservação, Ruínas, Locais de Embates, Cebos, Grafites, além de significativos acervos comunitários e particulares que guardam um conteúdo imaterial - que merece mais estudos acadêmicos, interesse popular e sobretudo, ter grande visibilidade e ser ofertado para o conhecimento da comunidade local e dos que na região transitam, em especial turistas, estabelecendo a economia do Turismo Cultural, resultando na geração de emprego e renda. Conforme levantamento recente, realizado pelo CREDENOR, todos os 32 municípios da região têm alguma forma concreta de museologia, a maioria públicos e alguns particulares. No último período tem destaque o Memorial Judaico de Quatro Irmão. Um de muitos exemplos. O presente projeto propõe atuação em duas frentes: qualificação da rede de museus e estruturação das informações sobre toda a oferta museológica da região. Assim podem ser atraídos curiosos, a comunidade macrorregional, pesquisadores nacionais e internacionais e turistas – isso pode mudar a economia. Para tanto, propõe-se: Realizar ações práticas em cada segmento museológico da seguinte forma: - Realizar estudo situacional e atualizar o segmento em linguagem da museologia contemporânea; - Desenvolver ações práticas:
1-Preservar - o acervo;
2-Recuperar - o acervo;
3-Agregar e padronizar a apresentação museológica – elementos específicos e complementares;
4-Enriquecer - os conhecimentos da população sobre os museus, indistintamente;
5-Conquistar – pesquisadores nacionais e internacionais;
6-Movimentar a economia regional pela oferta dos museus.

Estimativa de custo: R$ 576.000,00