Plano de Marketing Turístico das Missões

Área Temática: Turismo

Município: Santo Ângelo

Região: Missões

JustificativaOs recentes eventos internacionais ocorridos no Brasil introduziram profundas alterações à composição, estrutura e competências das entidades de turismo, principalmente as regionais que passaram por um processo de aprimoramento das suas ações em função das exigências dos turistas. Desse contexto surge a necessidade de elaboração de um plano de marketing do turismo na Região das Missões, para conhecer, executiva, avaliar as atuais ações e formular propostas para o seu ajustamento. Esse instrumento torna-se necessário para orientar o turismo missioneiro em um pressuposto que o turismo na Região das Missões, assuma definitivamente um papel na orientação e fundamentação da atividade turística regional. A relevância desse plano ancora-se não obstante na sua execução e/ou operacionalização, mas como também na possibilidade de parcerias com Agências Regionais de Promoção Turística, na promoção externa. Não despiciendo para a contextualização do âmbito deste trabalho, será a relevância das novas orientações estratégicas nacionais vertidas na revisão dos planos que, de alguma forma, condicionam a implementação das medidas de desenvolvimento turístico das regiões, seja ao nível da identificação dos produtos turísticos prioritários, dos mercados externos a abordar, ou mesmo da estruturação da oferta. A produção do instrumento está intimamente ligada a questão da definição do novo quadro comunitário de apoio (em fase de clarificação), algo a considerar, uma vez que se trata de um importante instrumento de alavancagem financeira, seja ao nível dos projetos de índole pública, quer privada. O contexto da atividade turística regional, intimamente ligado à conjuntura político-econômica global, tem sofrido profundas alterações nos últimos dez anos, o que pressupõe uma reorientação das estratégias e modelos de desenvolvimento para o setor do turismo. Ciente desta necessidade, a Fundação das Missões e COREDE pretende colmatar estas lacunas através da apresentação do presente plano, que se pretende reflita a visão regional e identifique as lacunas que, uma vez supridas, possibilitarão afirmar definitivamente a Região das Missões como destino turístico de excelência.