Recuperação ambiental das matas ciliares do rio Taquari - pós inundação

Área Temática: Meio Ambiente

Município: Lajeado

Região: Vale do Taquari

JustificativaAplicação de técnicas de Engenharia Natural e de Restauração Ecológica em áreas degradadas nas margens do rio Taquari (de Muçum até a foz) e seus afluentes (Bacia Hidrográfica do rio Taquari) com o intuito de estabilizar processos erosivos e recompor a cobertura vegetal, minimizar os impactos gerados pela inundação de setembro de 2023. Restava apenas 31% de mata ciliar (floresta), correspondente à Área de Preservação Permanente do rio, conforme dados do MAPBIOMAS (2022). Certamente este percentual reduziu muito depois do episódio climático ocorrido e exige a adoção de ações para a sua recomposição. A execução de projetos que associem Engenharia Natural e Técnicas de Restauração Ecológica contribuirá para restaurar o ambiente degradado e proteger o recurso hídrico e as propriedades ribeirinhas a partir da estabilização das margens e reconstituição da cobertura vegetal. Com isso, teremos a constituição de corredores ecológicos, a redução dos processos de erosivos e de deslocamento de solo e nutrientes para dentro dos recursos hídricos, redução do assoreamento, da turbidez e da presença de sólidos em suspensão na água, conduzindo para a diminuição da quantidade de produtos necessários para o tratamento das águas de abastecimento humano.

Imagens das margens do Rio Taquari pós inundação set 2023 (.pdf 1,36 MBytes)

Proponente: Elisete Maria de Freitas