Botos da Barra: Venha viver esta arte!

Área Temática: Turismo

Município: Tramandaí

Região: Litoral

Justificativa: O projeto Botos da Barra: Venha viver essa arte! é uma iniciativa cultural e ambiental que visa promover a conservação dos botos e a valorização do patrimônio natural e cultural de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Esta justificativa destaca a importância do projeto para a região, abordando seus impactos sociais, ambientais e econômicos, alinhando-se às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Regional do COREDE Litoral. Importância Ambiental Os botos são espécies indicadoras de saúde ambiental em ecossistemas aquáticos. Sua preservação está diretamente ligada à qualidade das águas e à biodiversidade marinha. O projeto Botos da Barra utiliza esculturas de botos feitas de materiais reciclados para sensibilizar a população e os visitantes sobre a importância da conservação destes mamíferos e do ecossistema local. Além disso, ao usar materiais reciclados, o projeto promove práticas de sustentabilidade, reforçando a mensagem de responsabilidade ambiental. Impacto Cultural e Educacional A cultura local é profundamente influenciada pela relação histórica entre a comunidade e o ambiente marinho. O projeto não apenas celebra essa relação, mas também a utiliza como ferramenta educativa, envolvendo escolas e grupos comunitários em atividades de aprendizado sobre arte, cultura e meio ambiente. As oficinas de confecção das esculturas e as atividades educativas na praça dos Botos proporcionam um espaço de interação, aprendizagem e expressão cultural. Promoção do Turismo Sustentável Tramandaí é um ponto turístico popular que pode beneficiar-se significativamente de uma atração cultural e ambientalmente consciente como o Botos da Barra. A distribuição de esculturas pelos pontos turísticos da cidade não apenas aumenta o interesse turístico, mas também incentiva práticas de turismo sustentável. A promoção envolve uma campanha interativa em mídias sociais e um componente competitivo que promete engajar turistas e residentes, potencializando o alcance e impacto do projeto. Benefícios Econômicos O projeto gera benefícios econômicos diretos e indiretos. Aumentando a visitação turística, ele impulsiona a economia local através do aumento de consumo em restaurantes, hotéis e lojas. Simultaneamente, o projeto apoia artesãos locais através da compra de materiais e da comercialização de miniaturas de botos, fomentando a economia criativa e o empreendedorismo local. Contribuição para a Coesão Comunitária Ao envolver diversos setores da comunidade em sua execução e beneficiamento, o Botos da Barra fortalece o senso de identidade e pertencimento comunitário. A participação comunitária no projeto, desde a fase de planejamento até a sua realização e manutenção das esculturas, assegura que o projeto tenha sustentabilidade e relevância a longo prazo. Conclusão O projeto Botos da Barra é uma iniciativa multifacetada que responde às necessidades de conservação ambiental, educação, desenvolvimento econômico e valorização cultural em Tramandaí. Ele não apenas complementa os esforços de sustentabilidade regional como também serve como um modelo replicável de como a arte e a cultura podem contribuir para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

botos da barra (.pdf 64,44 KBytes)

Estimativa de custo: R$ 500.000,00

Proponente: EDUARDO EISENHUT