Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Criação de um Grupo de Apoio e Escuta para alunos, com círculos de conversa e treinamento em escuta ativa

Área Temática: Justiça e Direitos Humanos

Município: Vacaria

Região: Campos de Cima da Serra

Justificativa: Proposta: Grupo de Apoio e Escuta Objetivo Geral Criar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos possam discutir questões relacionadas ao uso de drogas, saúde mental e apoio mútuo, promovendo a escuta ativa e o fortalecimento de vínculos entre os estudantes. 1. Justificativa O uso de drogas e as questões de saúde mental são temas relevantes que afetam muitos jovens. A escola pode desempenhar um papel fundamental na prevenção, oferecendo um espaço onde os alunos se sintam à vontade para discutir suas experiências e desafios. O Grupo de Apoio e Escuta visa proporcionar suporte emocional e social, desenvolvendo habilidades de escuta ativa entre os alunos. 2. Público-Alvo Alunos do ensino fundamental e médio, com abertura para a participação de educadores e profissionais da saúde. 3. Metodologia 3.1. Círculos de Conversa Frequência: Quinzenal Duração: 1 hora Local: Sala de aula adaptada ou espaço ao ar livre. Facilitadores: Professores e profissionais de saúde (psicólogos, assistentes sociais). Atividades: Abertura: Breve apresentação e explicação sobre o objetivo do círculo. Roda de Conversa: Cada participante poderá compartilhar suas experiências e reflexões de forma voluntária, usando uma bola ou objeto que represente a vez de falar. Encerramento: Momentos de agradecimento e a possibilidade de solicitar acompanhamento individual. 3.2. Treinamento em Escuta Ativa Frequência: Mensal Duração: 2 horas Local: Sala de aula ou auditório. Facilitadores: Psicólogos e educadores especializados. Conteúdos: Teoria da Escuta Ativa: Definição e importância. Técnicas de Escuta: Atividades práticas para desenvolver habilidades de escuta, como perguntas abertas, empatia e validação. Simulações: Role-playing para praticar situações reais em que os alunos podem ser ouvintes ativos. Discussão: Reflexão sobre a experiência e como aplicar as habilidades no dia a dia. 4. Materiais Necessários Materiais para registro (cadernos, canetas). Materiais de apoio para o treinamento (apresentações, cartazes). Espaço adequado para as atividades. Recursos audiovisuais, se necessário. 5. Avaliação Feedback dos Participantes: Realizar questionários para que os alunos avaliem a experiência, destacando o que aprenderam e como se sentiram. Reuniões de Avaliação: Encontros regulares com os facilitadores para discutir os resultados das conversas e planejar melhorias. 6. Resultados Esperados Aumento da conscientização sobre questões de saúde mental e uso de drogas. Desenvolvimento de habilidades de escuta e empatia entre os alunos. Criação de uma rede de apoio dentro da escola, onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar e buscar ajuda. 7. Cronograma Atividade Data Responsável Formação de facilitadores Mês 1 Coordenação Escolar Primeiro Círculo de Conversa Mês 2 Facilitadores Primeiro Treinamento em Escuta Mês 3 Psicólogos Avaliação e Feedback Mês 4 Coordenação Escolar 8. Considerações Finais A implementação do Grupo de Apoio e Escuta representa um passo importante para o fortalecimento da saúde mental dos alunos, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e solidário. Através da escuta ativa e do apoio mútuo, é possível construir uma comunidade escolar mais consciente e engajada na prevenção do uso de drogas.

Proponente: MAURICIO LUA ANTUNES TEIXEIRA

Consulta Popular