Educação em Mudanças Climáticas: formação para professores e alunos, do Ensino Fundamental II, no Norte do Rio Grande do Sul.
Área Temática: Meio Ambiente
Município: Erechim
Região: Norte
Justificativa: Proposta: O objetivo do projeto é desenvolver a formação em Educação em Mudanças Climáticas(EMC), de professores e alunos, do Ensino Fundamental II, na cidade de Erechim, no Norte do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta pretende selecionar escolas da rede municipal de Ensino Fundamental II, para realização das atividades de formação. Ainda, as dinâmicas serão desenvolvidas com base nos materiais disponíveis pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), considerando o contexto local do município de Erechim. Justificativa: A ação da mudança climática é uma realidade para as comunidades no século XXI. Neste contexto, há necessidade de que as escolas desenvolvam em seus processos formativos discussões e ações pautadas na resiliência à mudança climática. Em 2024, nos primeiros meses do ano, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma série de eventos extremos, entre eles: enchentes, alagamentos, inundações, entre outros. Os resultados de tais eventos são: perdas materiais e imateriais ao território Sul-Rio-Grandense. Diante disso, a proposta de trabalhar a formação de professores e alunos, em Educação em Mudanças Climáticas, no Ensino Fundamental II, torna-se uma ferramenta importante no processo de mitigação da mudança climática. Além disso, a proposta contribui de forma direta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, apresentando conexão direta com o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11(Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 13 (Ação COntra a Mudança Global do Clima).
Proponente: VANESSA TIBOLA DA ROCHA