Estado firma R$ 69,1 mil em convênios via Consulta Popular

27183131 115043 GDO
Município de Camargo investirá em tecnologia no CRAS - Foto: Foto: Fredy Vieira / Asscom Sedes

Nesta quinta-feira (27/6), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmou dois convênios oriundos de Consulta Popular com os municípios de Nova Alvorada e Camargo. Cada cidade receberá o valor de R$ 34.571,43, totalizando R$ 69,1 mil, que serão destinados para a área de inclusão socioprodutiva.

“A inclusão socioprodutiva é capaz de interromper ciclos de gerações de desigualdade social em uma família e fazer com que os novos possam ascender futuramente. Temos que, enquanto poder público, dar oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver e poder evoluir enquanto cidadãos e, assim, também contribuir com a nossa sociedade.”, declara o secretário da Sedes, Beto Fantinel.

Secretário Beto Fantinel e prefeito de Nova Alvorada, Edilson Romanini
Secretário Beto Fantinel e prefeito de Nova Alvorada, Edilson Romanini - Foto: Fredy Vieira / Asscom Sedes

O prefeito do município de Nova Alvorada, Edilson Romanini, cidade localizada na região norte do Estado, fala sobre como utilizará o recurso para investir em jovens. “Vamos capacitar jovens com o espírito empreededor. Acreditamos que o trabalho resolve muitos problemas, dando dignidade e perspectiva de crescimento”, destaca Edilson.

A prefeitura do município de Camargo também planeja dar mais fomento ao desenvolvimento educacional oferecido pelo Centro de Referencia de Assistência Social da cidade. “ Esse recurso estadual serve de incentivo para que possamos investir em tecnologia junto às ações do CRAS, com a compra de lousas digitais que permitirão trabalhar tanto com crianças, quanto adolescentes e pessoas idosas, levando mais atratividade em relação às nossas atividades”, afirma a prefeita Jeanice Fernandes.

Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo, pelo qual a população ajuda a definir como parte do orçamento anual será investido. Em 2023, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Coredes.

A Sedes teve 13 propostas eleitas pela Consulta Popular, de um total de 89 destinadas à temática da assistência social, sendo a terceira pasta do governo estadual com mais ações vinculadas, entre os temas estão a construção de um centro de referência para idosos, adequação de espaços de atendimento e cursos de qualificação profissional.

Fonte: Estado firma R$ 69,1 mil em convênios via Consulta Popular - SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social