Estruturação de centrais municipais de compostagem de resíduos orgânicos para a utilização de adubo orgânico para a agricultura

Área Temática: Agricultura

Município: Três Forquilhas

Região: Litoral Norte

Justificativa:
1. O descarte inadequado de resíduos orgânicos é um grande responsável pela emissão de gases de efeito estufa.
2. A não separação dos resíduos recicláveis e orgânicos são uma realidade no Litoral Norte.
3. O acúmulo de resíduos não separados em lixões a céu aberto são grandes contaminantes do lençol freático.
4. As prefeituras do litoral Norte têm grande custo logístico para encaminhar os resíduos para outras regiões.
5. O litoral norte é uma região com muitos agricultores orgânicos e esses agricultores encontram dificuldades logísticas e de preço para a aquisição de adubos orgânicos.
6. Diminuir o descarte inadequado de resíduos orgânicos estimula a separação do lixo, podendo estimular o aproveitamento de resíduos recicláveis.
7. Adubos orgânicos disponíveis a um preço justo podem estimular a produção de alimentos orgânicos no Litoral Norte, melhorando a saúde dos rios, do solo, dos agricultores e dos consumidores.
8. Estruturas menores e descentralizadas nos municípios podem gerar renda.
9. Esse projeto deve visar a criação de cadeias solidárias de comercialização, como associações e cooperativas.
9. Modelos de tecnologias sociais que deem conta desse projeto são vários, como a "revolução dos baldinhos", onde a população troca resíduos orgânicos por uma porcentagem de adubo. Em algumas cidades restaurantes ou outros empreendimentos pagam pelo descarte correto de seus resíduos, que podem ser vendidos a um baixo custo para agricultores familiares.
10. Além de resíduos domiciliares e de restaurantes e escolas, o projeto poderá compostar resíduos de podas das regiões urbanas ou serragem de serrarias.

ProponenteMICHEL LARA DE OLIVEIRA