Hortiserra Gaúcha
Área Temática: Desenvolvimento Rural
Município: Caxias do Sul
Região: Serra
Justificativa: O Horti Serra Gaúcha surgiu por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), percebeu que produtores estavam procurando eventos relacionados ao cultivo de frutas e hortaliças na região Nordeste do país. O evento começou a se formar na Festa da Uva de 2006, com exposição e palestras técnicas voltadas para a área. O "Simpósio da Agricultura", como foi chamado o ciclo de palestras que ocorreu de 21 a 23 de fevereiro, contou com a presença de 223 pessoas, oriundas de 11 municípios da região. A partir deste início, verificou-se que poderia ser trabalhado algo maior, com mais consistência e em outro momento que não fosse paralelo à Festa da Uva. No mesmo ano foi realizado o 1º Shopping Rural, com promoção da então SMAG, em parceria com CIC, Ceasa, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (atual Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares), Fepagro, Inspetoria Veterinária e Emater-RS/Ascar. O público estimado foi de cerca de 30 mil pessoas, que encontraram sementes, rações, mudas de plantas, frutas, flores, folhagens, animais de pequeno e grande porte, equipamentos de piscicultura, serviços veterinários, boutique de carnes, turismo rural com direito a roteiros, artesanato, máquinas e equipamentos agrícolas, além plasticultura. Com o resultado positivo, após diversas reuniões com as entidades parceiras, começou-se a gestar o novo desafio. Inicialmente, pensava-se na área produtiva de Caxias do Sul, mas a discussão evoluiu para a região, e então verificou-se que não existia no Rio Grande do Sul nenhum evento que envolvesse a área produtiva, de hortaliças e frutas. Assim surgiu o 1º Horti Serra Gaúcha, realizado de 23 a 27 de maio de 2007 com objetivo fundamental de levar tecnologias e ensinamentos diretamente aos produtores rurais do Rio Grande do Sul e de outros estados da região Sul do país. As edições seguintes ocorreram em 2008 (2ª edição), 2009 (3ª edição), 2011 (4ª edição), 2013 (5ª edição) e 2015 (6ª edição). A realização das sucessivas edições coube à Festa Nacional da Uva, Prefeitura de Caxias do Sul/ SMAPA, Emater - RS/Ascar, Embrapa - Uva e Vinho e Universidade de Caxias do Sul, com o apoio de outras instituições. O evento deixou de ser realizado durante os anos de 2017, 2018 e 2019. Após mais dois anos de pandemia (2020 e 2021), a Prefeitura de Caxias do Sul e o governo do RS assinaram, em setembro de 2022, termo de cooperação para uso de 7 (sete) hectares do atualmente denominado Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Alimentos e Bebidas (Ceab), antiga sede da Fepagro em Fazenda Souza/Caxias do Sul, com vistas à retomada da realização do evento, cuja 7ª edição está prevista para ser realizada nos dias 19 e 20 de março de 2025. A referida data foi escolhida para não colidir com eventos como a Expodireto/Cotrijal e com a Expoagro/Afubra, os quais possuem previsão para ocorrer em 2025, respectivamente na semana anterior e na semana posterior a data proposta para o 7º Horti Serra Gaúcha. Objetivo geral. Realizar anualmente no município de Caxias do Sul (Estrada Luiza Arsego Mengeguzi, 1360, Distrito de Fazenda Souza) o evento HORTI SERRA GAÚCHA, com vistas a apresentar experiências e tecnologias atualizadas em horticultura e fruticultura e Floricultura para agricultores, estudantes, profissionais da área e consumidores. 6. Metas a serem alcançadas. - Estruturação da infraestrutura do local de realização do Horti Serra Gaúcha; - Realização anual do evento Horti Serra Gaúcha; - Divulgação de no mínimo 100 (cem) produtos ou serviços atuais de interesse das cadeias produtivas da Fruticultura e da Olericultura por evento; - Apresentação de no mínimo 10 (dez) produtos ou serviços inovadores para as cadeias produtivas da Fruticultura e da Olericultura por evento.
Estimativa de custo: R$ 500.000,00
Proponente: GILBERTO BONATTO