Realizar peças teatrais, músicas e danças sobre drogas e saúde, incentivando reflexão, debate e prevenção entre os alunos.
Área Temática: Cultura
Município: Vacaria
Região: Campos de Cima da Serra
Justificativa: Proposta: Atividades Artísticas e Culturais para a Prevenção de Drogas Objetivo Geral Promover a conscientização sobre o uso de drogas e suas consequências por meio de atividades artísticas, como teatro, música e dança, incentivando a reflexão e o debate entre os alunos. 1. Justificativa A expressão artística é uma ferramenta poderosa para abordar temas delicados, como o uso de drogas, de forma envolvente e impactante. Por meio do teatro, da música e da dança, os alunos podem refletir sobre os riscos das drogas e suas alternativas saudáveis, reforçando valores positivos e habilidades sociais. 2. Público-Alvo Alunos do ensino fundamental e médio, com abertura para a participação de toda a comunidade escolar em apresentações. 3. Metodologia 3.1. Teatro e Dramatização Frequência: Ensaios semanais durante 2 meses, com apresentações no final. Duração: Peças de 15 a 30 minutos. Facilitadores: Professores de artes e profissionais de teatro. Atividades: Criação do Roteiro: Envolver os alunos na construção do roteiro, abordando temas como pressão social, riscos do uso de drogas e alternativas saudáveis. Ensaios: Realizar ensaios para trabalhar expressão corporal, voz e improvisação. Apresentação: Organizar uma apresentação aberta à comunidade escolar, seguida de um debate sobre os temas abordados. 3.2. Música e Dança Frequência: Ensaios semanais durante 2 meses, com apresentações no final. Duração: Performances de 5 a 10 minutos. Facilitadores: Professores de música, dança e educação física. Atividades: Composição de Músicas: Incentivar os alunos a compor canções originais ou adaptar letras para transmitir mensagens de saúde, bem-estar e prevenção. Coreografias: Desenvolver coreografias que representem as emoções e as histórias relacionadas ao tema das drogas, como superação e resiliência. Apresentação: Apresentar as performances em eventos escolares e discussões comunitárias. 4. Materiais Necessários Figurinos e acessórios para o teatro. Instrumentos musicais ou equipamentos de som. Espaço adequado para ensaios e apresentações. Recursos audiovisuais para gravação e exibição das apresentações. 5. Avaliação Feedback do Público: Coletar opiniões da plateia sobre as apresentações. Reflexões dos Alunos: Encorajar os alunos a escreverem ou discutirem sobre suas experiências e o que aprenderam. Reuniões Pós-Evento: Analisar os resultados com os facilitadores e planejar novas edições. 6. Resultados Esperados Aumento da conscientização sobre os efeitos das drogas. Desenvolvimento de habilidades artísticas, emocionais e sociais. Promoção de um ambiente escolar engajado na prevenção e discussão de temas importantes. 7. Cronograma Atividade Data Responsável Formação dos Grupos Artísticos Mês 1 Coordenação Escolar Criação dos Roteiros e Músicas Mês 1 Professores Ensaios para Teatro, Música e Dança Mês 2-3 Facilitadores Apresentação e Debate Mês 4 Coordenação Escolar 8. Considerações Finais O uso da arte como ferramenta educativa é uma forma eficaz de abordar a prevenção ao uso de drogas. Com o envolvimento de alunos e comunidade, as atividades artísticas e culturais se tornam canais de diálogo e transformação social.
Proponente: MAURICIO LUA ANTUNES TEIXEIRA