Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Início do conteúdo

Sedes recebe número recorde de propostas na consulta popular 2024/2025

Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foi a pasta que mais recebeu propostas na primeira etapa da Consulta Popular 2024/2025, com o envio de 195 projetos para a área social. É um aumento de 119% em relação à edição anterior, em que a Sedes recebeu 89 propostas. O recorde foi geral para a Consulta, que teve um total de 1.120 propostas recebidas, 31% a mais do que a edição anterior, que contou com 852 sugestões encaminhadas. No processo de 2024, a administração estadual destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos aprovados.

Entre as propostas encaminhadas, estão iniciativas de fortalecimento de políticas públicas para a pessoa idosa, segurança alimentar, inclusão socioprodutiva, entre outros.

auditorio cheio acompanha a servidora falando na frente do palco, no fundo um telão com as informaçõesEquipes da Sedes apresentaram as propostas da área social nas Assembleias da Consulta Popular - Foto: divulgação

Parte desse resultado é resposta ao amplo trabalho de divulgação realizado durante as assembleias dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado pela equipe da Sedes entre os dias 9 e 18 de outubro. Após a avaliação nas assembleias, a próxima etapa será a realização da votação final do processo, prevista para dezembro.

“O engajamento das equipes e a apresentação de propostas claras ganhou o apoio dos Coredes. Essa é uma importante estratégia para qualificar as políticas públicas para a área social no Rio Grande do Sul”, destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Confira as propostas no site: www.consultapopular.rs.gov.br

Consulta Popular

Como um instrumento de democracia participativa, a Consulta Popular foi instituída em 1998. É uma ferramenta que dá oportunidade para o cidadão decidir, por meio do envio de propostas e de votação popular, as prioridades regionais que poderão receber financiamento do orçamento estadual, cujo valor é fixado anualmente.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom

Consulta Popular